1) Leia o texto para responder as questões abaixo:
a) A quem se destina a carta?
_________________________________________________________________________________________________________________________.
b) Quem a enviou?
_________________________________________________________________________________________________________________________.
“Espero que esta o encontre passando bem e o mais devagar possível.”
“Lá fora, o senhor continua passando.”
2) Observe as palavras destacadas na frase acima:
a) A quem se refere a primeira palavra?
____________________________________________________________.
b) A que classe essa palavra pertence?
____________________________________________________________.
c) A que classe de palavras a segunda palavra pertence?
____________________________________________________________.
d) Por que a autora do texto deseja que ele passe o mais devagar possível?
__________________________________________________________________________________________________________________________
e) Na palavra possível encontramos duas letras com um só som.
Quais são essas letras? ____________________________________
Como chamamos esse encontro? _________________________
3) Agora a narradora reclama que o tempo está passando muito rápido e levando com ele muitas coisas.
Destaque três coisas que estão sendo reclamadas pela autora.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4) Depois da reclamação, ela questiona e dá sugestões.
Transcreva do texto um questionamento e uma sugestão.
a) Questionamento: __________________________________________
____________________________________________________________
b) Sugestão: __________________________________________________
____________________________________________________________
5)
“O Senhor está fugindo de alguém?”
Justifique o acento gráfico das palavras marcadas no quadro acima:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
6) Depois do questionamento, a autora se dia convencida da utilidade do tempo e cita algumas coisas que só existem por causa dele.
Por que sem o tempo não existiriam? Justifique:
Retratos: ____________________________________________________
Calendários: ________________________________________________
História: _____________________________________________________
Sabedoria: __________________________________________________
7) Em alguns momentos do texto a autora fala como se o tempo pudesse responder.
Transcreva um desses momentos:
________________________________________________________________________________________________________________________________
8) “Foi-se o meu gosto por vitrine.”
a) A que classe gramatical pertence a palavra destacada acima?_____________________________________________________
b) Não gosto de vitrine.
A que classe gramatical pertence a palavra destacada? _____
9) “E o Senhor passou voando, rebocou os meus momentos, foi desbotando minhas lembranças...”
Explique com suas palavras o que você entendeu da frase acima.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
10)De acordo com os diversos tempos verbais, preencha o quadro, distribuindo os verbos de cada frase nos espaços correspondentes, indicando o infinitivo de cada um e a conjugação a que pertencem:
Pretérito mais que perfeito: ______________________Infinitivo:_______Conjugação:___
Pretérito imperfeito:___________________________Infinitivo:_______ Conjugação:___
Pretérito Perfeito:____________________________ Infinitivo: _______Conjugação:___
Presente:__________________________________Infinitivo:________Conjugação:___
Futuro:___________________________________Infinitivo:________Conjugação:____
a) Não precisará de você.
b) Sem o tempo, não existe saudade.
c) Ele passará muito rápido.
d) Já tentei várias vezes.
e) Só queria sua amizade.
11)No último parágrafo a autora dá uma sugestão para o tempo. Você concorda com a sugestão dada? Justifique.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
12)Dê um título para a crônica.
________________________________________________________________
TEXTO II
Leia este poema de Elias José.
Tempo
Passou o tempo de roubar amoras,
Mangas, goiabas e mexericas
No quintal dos vizinhos.
Passou o tempo de sonhar vitórias,
Com sorriso de campeão
De futebol, basquete ou corrida de carro.
Passou o tempo de empinar pipas
E dar asas aos olhos e ao corpo
Para soltar-me no espaço com elas.
Passou o tempo de não ter vergonha
De ser rei dos castelos de areia
Ou de esconder tesouros de figurinhas,
Bolinhas de gude e pedras preciosas,
Passou o tempo de caçar briga,
Chamar pro braço e xingar a mãe
E a raça toda do amigo-inimigo.
Chegou um tempo de sonhar com a noite
Na cidade, com todas as luzes e sons
Que ainda amedrontam quando chamam.
Chegou o tempo de brigar com o mundo,
Sentir sufoco, calor nas mãos
E asas nos pés que querem sumir,
Sair de casa e ganhar o mundo.
Chegou o tempo de pensar em namoradas
E sonhar com corpos e beijos
Que vivem mais nos poemas que no real.
(Cantigas de adolescer. 7ª edição. São Paulo: Atual, 1993, p. 40-1)
13)Os dois textos falam sobre tempo, porém estão apresentados de maneiras diferentes.
a) Qual a forma de apresentação do texto 1?
________________________________________________________
b) Qual a forma de apresentação do texto 2?
________________________________________________________
A palavra tempo no texto 1 parece sempre escrita com letra maiúscula e no texto 2 com letra minúscula. Por quê?
Justifique: ___________________________________________________
____________________________________________________________
14)Ele passou o tempo sonhando.
a) A que classe de palavras pertence a palavra marcada?
_____________________________________________________________
b) Reescreva a frase flexionando-a para a primeira pessoa do plural, fazendo as modificações necessárias.
_________________________________________________________________________________________________________________________.
quarta-feira, 19 de agosto de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário