quarta-feira, 19 de agosto de 2009

O mundo sem água

O aumento do consumo, as mudanças no clima e a poluição
estão destruindo nossos rios e nascentes. É preciso proteger os
mananciais e evitar desperdícios

Abrimos a torneira, a água pinga no copo, bebemos. O ritual é tão corriqueiro que nem pensamos nele enquanto o executamos. O que para nós é banal virou sonho distante para 1 bilhão de pessoas no planeta, segundo a Organização Mundial de Saúde. Elas não têm água para beber. Para outras, o problema é diferente: a água existe, mas está contaminada e deve matar pelo menos 10 milhões de pessoas até o final desse ano com doenças como diarreia, hepatite e cólera.
A situação é tão dramática que especialistas do mundo inteiro se reuniram em março em Haia, na Holanda, para o segundo Fórum Mundial de Águas. No primeiro encontro, que se realizou no Marrocos em 1998, houve debates acalorados em torno da constatação de que a água vai acabar se ninguém fizer nada. Nesse ano surgiram propostas de ação: foi criado o Movimento da Água, programa mundial para conscientizar a população sobre os riscos do desperdício e da poluição, e os governos foram intimados a agir depressa.
Os números divulgados no encontro mostram a importância de fechar as torneiras. A Comissão Mundial da Água, ligada à ONU, prevê que em 2025 gastaremos 20% mais de água do que hoje. Em contrapartida, ela está cada vez mais escassa. A poluição, a impermeabilidade do solo das grandes cidades, o aumento do consumo e as mudanças climáticas estão agravando o quadro de escassez.

Revista CLÁUDIA, São Paulo, maio 2000


1) Qual o título do texto?
____________________________________________________

2) Onde esse texto foi publicado? ________________________________

3) Esse texto está organizado em três parágrafos. De que cada um trata? Ligue.


1º parágrafo Apresentação

2º parágrafo Desenvolvimento

3º parágrafo Desfecho




4) Segundo o texto, qual a situação atual da água no mundo?
____________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________________

5) Qual o principal objetivo do programa Movimento da Água, criado em 1998?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


6) Com auxílio do seu dicionário, substitua as palavras destacadas por outras de sentido semelhante.


a) O ritual é tão corriqueiro que nem pensamos nele quando o executamos.
__________________________________________________________________________________________________


b) O que para nós é banal virou sonho distante de 1 bilhão de pessoas.
_________________________________________________________________________________________________


c) Houve debates acalorados em torno da constatação do fim da água.
________________________________________________________________________________________


7) “Os números divulgados mostram a importância de fechar as torneiras.”

- A melhor definição para essa expressão é:

( ) Não devemos mais usar as torneiras em nossas casas e escolas.
( ) Precisamos usar a água de maneira sustentável.
( ) Não podemos mais consumir a água, ela é um recurso natural não renovável.

8) Observe as frases e classifique-as de acordo com a pontuação e a ideia apresentada.

a) “Haverá água quando a gente ficar velho?” _________________________
b) “A água é a seiva do nosso planeta.” _____________________________
c) “A água é um presente da natureza!” _____________________________


9) Complete com o sinal de pontuação adequado ao caso.


AO SAIR ____ APAGUE A LUZ
NENHUM BICHO-PAPÃO VAI TE PEGAR ____


PAPEL HIGIÊNICO É IMPORTANTE _____
SEU COLEGA TAMBÉM ACHA ____
EVITE DESPERDÍCIO ____
ASSIM COMO NO BASQUETE _____ SÓ É PONTO QUANDO ACERTA NA CESTA ____


NÃO DEIXE A ÁGUA CORRER PARA O RALO _____
FECHE A TORNEIRA _____




10) Uma piada para você:

No meio da aula de Ciências, o professor pega um aluno distraído:
- E agora me responda, Artur, como é que as plantas respiram?
E o menino, sem pensar muito, respondeu:
- Pelo buraquinho do vaso, professor!


Retire do texto:

a) Um verbo na forma nominal do infinitivo __________________________
b) Um verbo de 2ª conjugação __________________________________


Reescreva a frase abaixo para as formas verbais pedidas:


No meio da aula de Ciências, o professor pega um aluno distraído.

a) Pretérito Imperfeito:
____________________________________________________

b) Futuro do Presente:
____________________________________________________

c) Pretérito Mais-que-perfeito:
___________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário