quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Teste de português (Santo Inácio) - 5º ano

5º ano – Ensino Fundamental 1– 3o período
Nome: _______________________________________________ Turma _____ nº_____
data ___/___/09

Exercício de Língua Portuguesa

Tem um leão envolvido nessa história.
Ele pensa, ele ri!
Que tipo de história é essa?
Essa história é uma fábula criada por Esopo.

Uma vez, quando o leão estava dormindo, um ratinho pôs-se a passear em suas costas. Isso logo acordou o leão, que segurou o bichinho com sua enorme pata e abriu a grande mandíbula, para engoli-lo.
Perdão, rei dos animais, gritou o ratinho. Deixe-me ir, não o importunarei mais. Quem sabe se um dia não conseguirei pagar-lhe esse favor?
O leão riu-se muito ao pensar na possibilidade de o ratinho ajudá-lo em alguma coisa. Afinal, soltou-o.
Algum tempo depois, o leão caiu numa armadilha. Os caçadores, que desejavam levá-lo vivo ao rei, amarraram-no numa árvore, enquanto iam providenciar um vagão para transportá-lo. Nesse momento, apareceu o ratinho. Vendo o apuro em que se encontrava o leão, num instante roeu as cordas que o prendiam à árvore.
Eu não disse que talvez um dia pudesse ajudá-lo? - Lembrou o rato.

NA HORA DA DIFICULDADE É QUE SE CONHECE UM AMIGO.

Esopo

Enciclopédia O mundo da criança, Editora Delta.

Fábula é uma narrativa curta em que, na maioria das vezes, as personagens são animais que pensam, falam e agem como seres humanos. Ela nos transmite uma mensagem, um ensinamento por meio de um diálogo. 2
Curiosidade:
1. Os animais, nas fábulas, são personagens simbólicas que pensam, sentem e agem como os homens. São verdadeiras personificações do ser humano. E assim, as raposas, os leões, os pavões e os lobos caricaturam virtudes e defeitos das pessoas, simbolizando e representando os diferentes tipos: o astuto, o poderoso, o forte, o vaidoso, o exibicionista, o ingênuo...

a) Na fábula lida, qual a personagem que representa o poder, a força?
____________________________________________________________________________________________________________________

b) Qual personagem representa a fragilidade, a esperteza e a agilidade?
____________________________________________________________________________________________________________________

2. Por que o leão riu ao pensar na possibilidade de o ratinho ajudá-lo em alguma coisa?
___________________________________________________________________________________________________________________

3. Assinale as mensagens que poderiam ser colocadas no final do texto lido:
( ) A mentira tem pernas curtas.
( ) Quando um não quer, dois não brigam.
( ) Tamanho não é documento.
( ) Quem desdenha quer comprar.
( ) Mais vale a agilidade pequenina que a força do leão.
( ) O bem se paga com o bem.
( ) Faça o bem sem ver a quem.

4. Que atitudes humanas Esopo estaria criticando na história?
Assinale a alternativa certa:
( ) a preguiça e a intolerância
( ) a falta de humildade e as relações de poder
( ) o orgulho e a crueldade
3
5. Leia a passagem abaixo e faça o que se pede:
“Uma vez, quando o leão estava dormindo, um ratinho pôs-se a passear em suas costas. Isso logo acordou o leão, que segurou o bichinho com sua enorme pata e abriu a grande mandíbula, para engoli-lo.”

a) A que se refere a palavra isso no parágrafo acima?

____________________________________________________________________________________________________________________

b) Que outra palavra o autor usou para se referir ao ratinho?

____________________________________________________________________________________________________________________

c) Que expressões mostram a superioridade, a grandeza do leão em relação ao rato?

____________________________________________________________________________________________________________________

6. Veja a passagem a seguir:

“- Perdão, rei dos animais, gritou o ratinho. Deixe-me ir, não o importunarei mais. Quem sabe se um dia não conseguirei pagar-lhe esse favor?”

a) Usando a palavra gritou, o narrador sugere que o ratinho estava:

( ) calmo, tranqüilo diante da situação.
( ) estava desesperado, aterrorizado, diante da possibilidade de ser engolido pelo leão.


b) O ratinho procura agradar ao leão, demonstrando respeito e que reconhece sua superioridade. Como ele se refere ao leão para demonstrar isso?
___________________________________________________________________________________________________________________ 4

c) O ratinho não tinha certeza de que, um dia, poderia pagar o favor ao leão. Retire a fala que demonstra essa incerteza.

____________________________________________________________________________________________________________________

7. A história apresenta um ensinamento ao leitor. Que ensinamento é este? Transcreva-o.
____________________________________________________________________________________________________________________

8. Observe a frase abaixo:

à “Uma vez, quando o leão estava dormindo...”

a) Qual é o infinitivo impessoal do verbo sublinhado na frase acima?
____________________________________________________________________________________________________________________

b) Em que tempo ele se encontra na frase?
____________________________________________________________________________________________________________________

Texto 2

As fábulas contadas por Esopo serviram de fonte a outros fabulistas, como La Fontaine.
Monteiro Lobato também recontou algumas fábulas, inclusive a fábula “O Leão e o Rato” que você acabou de ler.

No texto a seguir, La Fontaine é uma personagem da história de Monteiro Lobato e participa de uma aventura no Sítio do Picapau Amarelo.

Leia o texto a seguir e participe dessa aventura:

Que lindo lugar! exclamou Pedrinho. Aqui é que devia ser o sítio de vovó.
A menina também se mostrou maravilhada. Mas Emília fez cara de pouco caso. Tinha tido uma decepção. Que pena não terem começado a viagem pelo Mar dos Piratas! Emília andava com a secreta esperança de ser raptada por algum famoso pirata, que comesse Rabicó assado e se casasse com ela. O sonho de Emília era tornar-se mulher de pirata para “mandar num navio”. 5
Mas será mesmo que os animais desta terra são falantes, ou faz de conta que falam? perguntou Narizinho.
Falam pelos cotovelos! respondeu Peninha. Falam para que possa haver fábulas. Vamos andando por este rio acima que logo encontraremos algum.
Nisto viram um homem de cabeleira encaracolada, vestido à moda dos franceses antigos. Usava fivelas nos sapatos, calções curtos e jaqueta de cintura. Na cabeça trazia chapéu de três pontas, e renda branca no pescoço e nos punhos. Apoiava-se em comprida bengala e vinha caminhando pausadamente, como quem está pensando.
Parece uma figura que vi naquele leque de dona Benta disse Emília. Com certeza é o dono do carneirinho.
Não! afirmou Peninha. Aquele homem é o senhor de La Fontaine, um francês muito sábio, que passa a vida nesta terra a observar a vida dos animais.
Conheço-o muito disse Pedrinho. Tenho em casa um livro dele.
O senhor de La Fontaine aproximou-se do rio e, escondendo-se atrás duma moita, ficou por ali a espiar. O carneirinho estava com sede. Foi se chegando ao rio, espichou o pescoço e glut, glut, glut, começou a beber. Nisto, outro animal, de cara feroz e muito antipático, saiu da floresta, farejou o ar e dirigiu-se para o lado do carneirinho. Vinha lambendo os beiços.
É o lobo! cochichou Peninha. Vai devorar o cordeirinho da fábula.
Que judiação! exclamou a menina com dó. Não deixe, Pedrinho. Jogue uma pedra nele.
Psiu! fez Peninha. Não atrapalhem a fábula. O senhor de La Fontaine lá está, de lápis na mão, tomando notas.
O lobo chegou-se para junto do carneirinho e disse com a insolência própria dos lobos:
“Que desaforo é esse, seu lanzudo, de estar a sujar a água que vou beber? Não vê que não posso servir-me dos restos dum miserável carneiro?”
O pobrezinho pôs-se a tremer. Conhecia de fama o lobo, de cujas garras nenhum carneiro escapava. E com a voz atrapalhada pelo medo respondeu:
“Desculpe-me, senhor lobo, mas Vossa Lobência está do lado de cima do rio e eu estou do lado de baixo. Assim, com perdão de Vossa Lobência creio que não posso turvar a água que Vossa Lobência vai beber.”
E falam mesmo! exclamou Emília. Falam tal qual uma gente...
O lobo parece que não esperava aquela resposta, porque engasgou e tossiu três vezes. Depois disse:
“E não é só isso. Temos contas velhas a ajustar. O ano passado o senhor andou dizendo por aí que eu tinha cara de cachorro ladrão. Lembra-se?”
“Não é verdade, Lobência, porque só tenho três meses; o ano passado eu ainda estava no calcanhar de minha avó.”
Toma! exclamou Narizinho em voz baixa. Por esta o lobo não esperava. Quero só ver agora o que ele diz.
O senhor de La Fontaine, lá na moita, escrevia, escrevia...
Aquela resposta atrapalhara o lobo, que além de mau era curto de inteligência, ou, para ser franco, burro. Tossiu mais umas tossidas e por fim achou a resposta.
“Sim” rosnou ele “mas se não foi você foi seu irmão mais velho, o que dá na mesma.”
“Como pode ser isso, Lobência, se sou filho único?”
Vendo que com razões não conseguia vencer o carneirinho, o lobo resolveu empregar a força. 6
“Pois se não foi seu irmão, foi seu pai, está ouvindo?” e avançou para ele de dentes arreganhados. E já ia fazendo nhoc!, quando o senhor de La Fontaine pulou da moita e lhe pregou uma bengalada no focinho.
Mestre lobo não esperava por aquilo. Meteu o rabo entre as pernas e sumiu-se pela floresta adentro.
Grande alegria da meninada. Emília correu a brincar com o carneirinho, enquanto os outros se dirigiam para o lado do senhor de La Fontaine.
(...)
Monteiro Lobato. Reinações de Narizinho.
São Paulo, Brasiliense, 1968. p.135-137.

VOCABULÁRIO.

lanzudo ð que tem o corpo coberto de lã.
lobência ð forma de tratamento usada pelo cordeiro.
turvar ð que perde a transparência ou limpidez.

9. Observe a passagem:
“... saiu da floresta, farejou o ar e dirigiu-se para o lado do carneirinho.”

a) Leia o verbete da palavra ar, retirado do dicionário, e marque um (X) o que tenha o sentido da palavra na passagem acima:

( ) vento; busca; viagem
( ) aspecto; aparência
( ) mistura gasosa que forma a atmosfera
( ) espaço aéreo, céu

b) Forme uma frase, utilizando a palavra ar com significado diferente do que aparece no texto:

____________________________________________________________________________________________________________________

10. A história lida se passa no Sítio do Picapau Amarelo?

( ) sim ( ) não

Retire uma passagem do texto que justifique sua resposta.
____________________________________________________________________________________________________________________ 7
11. O texto lido faz parte do livro de Monteiro Lobato “Reinações de Narizinho”.

Você percebeu que há uma história dentro da outra?

a) Além das personagens do sítio, que outras personagens aparecem no texto?

____________________________________________________________________________________________________________________

b) Dentro da história das personagens do Sítio, é contada a história do lobo e do cordeiro. Que tipo de história é essa? Marque a opção correta:

( ) conto de fadas ( ) fábula ( ) lenda

Justifique a sua resposta com uma característica desse tipo de história.
____________________________________________________________________________________________________________________

12. Podemos afirmar que La Fontaine realmente conviveu com as personagens do sítio? Por quê?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

13. Como o cordeiro vai conseguindo escapar das acusações feitas pelo lobo?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

14. Considerando o lobo e o cordeiro, quem é:
( a ) o mais inteligente ( ) o cordeiro
( b) o mais forte ( ) o lobo
à Quem se sai melhor: a força ou a inteligência? Explique.
____________________________________________________________________________________________________________________ 8
15. Qual o tratamento utilizado pelo cordeiro para dirigir-se ao lobo?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

à O que ele desejava ao tratá-lo assim?
____________________________________________________________________________________________________________________

16. Leia a passagem abaixo:

“ O sonho de Emília era tornar-se mulher de pirata.”

a) Em que tempo se encontra o verbo sublinhado?

____________________________________________________________________________________________________________________

b) Reescreva-a no futuro do pretérito.

____________________________________________________________________________________________________________________

Relacionando os textos 1 e 2

17. Assinale as opções totalmente verdadeiras em relação aos dois textos.
( ) Têm com personagens apenas animais.
( ) São informativos.
( ) São literários.
( ) Têm animais como personagens.
( ) São fábulas.
( ) Têm características de fábulas.

18. O Senhor de La Fontaine poderia ser autor do texto nº 1? Justifique.
____________________________________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário